7 motivos para usar o coletor menstrual

coletor-menstrual-saude-mulher

O coletor menstrual é um copinho de silicone cirúrgico feito para coletar o sangue da menstruação. Trata-se de uma alternativa aos absorventes convencionais e, por ser prático e ecológico, vem se tornando uma tendência entre as mulheres nos últimos anos. Mas aí você se pergunta: se eu já uso o absorvente convencional e estou adaptada à ele, por que trocá-lo pelo coletor? É claro que a escolha do que usar no período menstrual é muito pessoal, e usar o coletor depende de uma adaptação individual de cada mulher. Mas para aquelas que já ouviram falar, ficaram interessadas mas ainda tem algumas dúvidas sobre esse método, aqui vão 7 motivos para testá-lo:

como-colocar-coletor-menstrual-clinica-ser-mulher

 

1) É ecologicamente correto

O coletor menstrual dura cerca de 10 anos e nesse período pode ser reutilizado quantas vezes for necessário, desde que higienizado adequadamente. Levando-se em consideração que uma mulher pode chegar a usar 10 mil absorventes ao longo da vida, e que cada absorvente externo leva cerca de 100 anos para se degradar, concluímos que a produção de lixo e o impacto ambiental são consideravelmente menores com o uso do coletor menstrual.

 

2) Sensação de liberdade

mulher-feliz-clinica-ser-mulher

O coletor menstrual se adapta ao corpo da mulher, não incomoda, e por ficar dentro da vagina acaba causando menos vazamento. Durante o período menstrual, ele pode ser esvaziado a cada 6 a 12 horas, a depender da intensidade do fluxo da mulher. E, por não entrar em contato com o algodão ou o oxigênio do ar, não causa mau odor. Por tudo isso, promove uma ampla sensação de liberdade, permitindo que a mulher realize suas atividades diárias, pratique esportes, vá à piscina, à praia e durma tranquilamente.

 

3) Economia

Os coletores menstruais custam em média de 60 a 90 reais. A mulher gasta em média 100 reais por ano com absorventes. Em 2 anos já houve economia de 125 reais em média. Como o coletor pode durar até 10 anos, essa economia pode chegar a mais de 900 reais.

 

4) Auto-conhecimento

tamanhos-coletor-menstrual-clinica-ser-mulher2

Para colocar o copinho é preciso se tocar, conhecer o tamanho do canal vaginal, identificar o colo uterino. Tudo isso promove uma nova relação entre a mulher e seu próprio corpo e estimula o auto-conhecimento, o que deve ser encorajado.

 

5) Fácil higienização

Enquanto estiver no período menstrual, para higienizá-lo basta lavar com água e sabão neutro, o que pode ser feito durante o banho. Antes do primeiro uso e após cada período menstrual, deve-se esterilizar o copinho com água fervente.

 

6) Menos alergia e irritação

Feito com silicone hipoalergênico, o coletor causa menos reação alérgica que os absorventes internos e externos, e não altera o pH vaginal, não aumentando o risco de infecções.

 

7) Há várias maneiras de colocar

formas-dobrar-coletor-menstrual

O coletor é feito com material maleável e para introduzi-lo dentro da vagina ele deve ser dobrado. Existem várias maneiras de se dobrar o coletor, o que faz com que cada mulher escolha uma que se adapte melhor. Para tirá-lo, também é fácil: basta puxá-lo pela haste após desfazer o vácuo com o dedo.

 

Para finalizar, o coletor menstrual com certeza não é a melhor opção para todas as mulheres. Cada uma deve escolher o método mais confortável de acordo com o estilo de vida, quantidade de fluxo e adaptação física. Mas é importante quebrar o tabu da menstruação, do corpo feminino, e saber que existe uma outra opção de escolha para passarmos o período menstrual. E quanto mais opções tivermos, melhor.

Dra. Milena Ribeiro P. Mazurek
Clínica Ser Mulher

ass-icone-ser-mulher

3 Comentários

  1. SannySlavy disse:

    Make a more new posts please :)
    ___
    Sanny

  2. Nossa! Quanta informação de qualidade nesse site. Parabéns e sucesso

  3. debora disse:

    Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *