fbpx

Anestesiologia

Anestesiologia é o nome da especialidade médica responsável por estudar e proporcionar ausência ou alívio da dor ao
paciente que se submete a procedimentos como, por exemplo, cirurgias ou exames diagnósticos.

O profissional que trabalha nesta área, chamado anestesiologista, é quem faz a avaliação do paciente, escolhe o tipo de anestesia, assim como faz vigilância durante a cirurgia e na recuperação da anestesia. Isso porque, atualmente, a área não engloba somente o momento da operação, mas também os períodos pré e pós-cirurgia.

Tipos de anestesia

O tipo de anestesia que será aplicada é escolhido após avaliações clínicas no paciente. Existem três:

Anestesia local: aquela aplicada somente no local em que será feita a cirurgia;
Anestesia regional: é aplicada na coluna, também conhecida como anestesia espinhal. É ideal para cirurgias feitas abaixo do umbigo;
Anestesia geral: quando o paciente fica inconsciente. A anestesia pode ser inalatória ou intravenosa. Normalmente é aplicada quando a cirurgia é profunda ou em uma área extensa.



Durante a anestesia, o anestesiologista deverá estar atento às funções vitais do paciente. Por exemplo, a frequência respiratória, concentração de oxigênio nos pulmões, atividade muscular, volume urinário, nível de consciência, frequência cardíaca e pressão arterial.

Pré e pós-operatório

Antes de um procedimento com uso de anestesia, o paciente deve informar ao médico seus hábitos, reações alérgicas a medicamentos e outras experiências com anestésicos. Além disso é fundamental alertá-lo sobre doenças como asma, bronquite, diabetes, pressão alta e problemas no coração, por exemplo.

Se o indivíduo é usuário de drogas ilegais (maconha, crack, cocaína), utiliza anabolizantes, estimulantes ou tem doença infectocontagiosa, o anestesiologista deve ser informado.

Após a cirurgia, o paciente deverá ser encaminhado para a sala de recuperação anestésica, na qual poderá ser observado através de aparelhos. Assim é possível analisar a regressão do efeito, a função respiratória, circulatória e de consciência.