fbpx

Fisioterapia

Fisioterapia é uma área da saúde com foco no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de pacientes que possuam
distúrbio de movimento ou funcionamento de órgãos. Os profissionais podem trabalhar com doenças causadas por alterações genéticas,
traumas ou enfermidades adquiridas. Dessa forma é possível manter e preservar a saúde do indivíduo,
preservando a integridade de seus sistemas e funções.

Recursos fisioterapêuticos

Os recursos utilizados em uma sessão de fisioterapia variam de acordo com o quadro do paciente. Na maioria das vezes, a queixa é de dores e limitações físicas. Então, após identificado o objetivo do tratamento – seja diminuir a dor, recuperar o músculo ou corrigir a posturas, por exemplo −, são indicados exercícios de baixo impacto para melhorar a movimentação e a amplitude.

Os recursos mais utilizados são:

Cinesioterapia: são procedimentos em que se utiliza o movimento com músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico. O objetivo é recuperar sua função. O princípio desta terapia é a reeducação postural;
Eletroterapia: o recurso utiliza a eletricidade como estimulação;
Termoterapia: utiliza o calor ou frio para tratar diversas patologias;
Fototerapia: tratamentos feitos com aparelhos que geram luz;
Mecanoterapia: utiliza aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, potencializar a musculatura e reeducar os movimentos comprometidos;
Hidroterapia: quando a fisioterapia é realizada em ambiente aquático;
Crioterapia: o gelo é utilizado como elemento terapêutico;
Equoterapia: recurso terapêutico realizado com o auxílio do cavalo.

Fisioterapia pélvica

É uma especialidade que ajuda a preparar o corpo da mulher para o parto. A fisioterapia com foco no assoalho pélvico fortalece os músculos da região, auxilia na diminuição da dor, facilita a recuperação e previne possíveis disfunções pós-parto como, por exemplo, a incontinência urinária.

Isso acontece porque, durante a gravidez, à medida em que o bebê cresce, a musculatura pélvica é sobrecarregada. Com isso a bexiga fica cada vez mais apertada e menos resistente. É por esse motivo que as grávidas urinam com mais frequência. Portanto, a fisioterapia ensina exercícios de fortalecimento e prevenção contra esses escapes causados pela incontinência.

No caso de mulheres que escolheram a cesariana, a fisioterapia ajuda a melhorar a qualidade da gestação, reduzir as dores na coluna, no púbis, o inchaço e a fadiga. No pós-parto, auxilia na cicatrização bem como na recuperação da parede abdominal.

Já no caso de parto normal, deve ser realizado um preparo específico dos músculos para o momento do nascimento. Dessa forma, evita-se lesões musculares como, por exemplo, laceração ou episiotomia (quando o médico tem que cortar o períneo no momento do parto).

Portanto, os benefícios da fisioterapia pélvica incluem:

No pré-parto: diminuição dos desconfortos lombares, melhora da capacidade respiratória, relaxamento muscular e prevenção de diástase (separação dos músculos do abdômen);
No pós-parto: melhora a flacidez do períneo, fortalece a musculatura abdominal, evita dores durante as relações sexuais, auxilia a retomada da vida sexual e ajuda no tratamento de incontinência urinária.