Fisioterapia
Fisioterapia é uma área da saúde com foco no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de pacientes que possuam
distúrbio de movimento ou funcionamento de órgãos. Os profissionais podem trabalhar com doenças causadas por alterações genéticas,
traumas ou enfermidades adquiridas. Dessa forma é possível manter e preservar a saúde do indivíduo,
preservando a integridade de seus sistemas e funções.
Recursos fisioterapêuticos

Os recursos mais utilizados são:
Fisioterapia pélvica
É uma especialidade que ajuda a preparar o corpo da mulher para o parto. A fisioterapia com foco no assoalho pélvico fortalece os músculos da região, auxilia na diminuição da dor, facilita a recuperação e previne possíveis disfunções pós-parto como, por exemplo, a incontinência urinária.
Isso acontece porque, durante a gravidez, à medida em que o bebê cresce, a musculatura pélvica é sobrecarregada. Com isso a bexiga fica cada vez mais apertada e menos resistente. É por esse motivo que as grávidas urinam com mais frequência. Portanto, a fisioterapia ensina exercícios de fortalecimento e prevenção contra esses escapes causados pela incontinência.
No caso de mulheres que escolheram a cesariana, a fisioterapia ajuda a melhorar a qualidade da gestação, reduzir as dores na coluna, no púbis, o inchaço e a fadiga. No pós-parto, auxilia na cicatrização bem como na recuperação da parede abdominal.
Já no caso de parto normal, deve ser realizado um preparo específico dos músculos para o momento do nascimento. Dessa forma, evita-se lesões musculares como, por exemplo, laceração ou episiotomia (quando o médico tem que cortar o períneo no momento do parto).