GINECOLOGIA
A ginecologia é a área responsável por cuidar da saúde da mulher, em todas as fases da vida.
Da puberdade e adolescência, passando pela introdução de contraceptivos e início da vida sexual, até a menopausa.
O especialista, portanto, realiza exames preventivos bem como tratamentos de doenças ligadas ao
aparelho reprodutivo feminino (útero, vagina, vulva, trompas, ovários e mamas).
As subespecialidades da ginecologia, são divididas em 14 temas:
Dor pélvica/endometriose;
Climatério;
Endocrinologia Ginecológica;
Ginecologia Geral;
Ginecologia Infantopuberal;
Videohisteroscopia e Videolaparoscopia Ginecológica;
Mastologia;
Patologia do Trato Genital Inferior;
Oncogimecologia;
Uroginecologia e Cirurgia Vaginal;

QUANDO PROCURAR UM GINECOLOGISTA?
As mulheres devem consultar um ginecologista periodicamente para manter a boa saúde íntima e prevenir doenças. Nas consultas médicas, o profissional faz uma boa anamnese (histórico) seguida de exame físico, que inclui avaliação das mamas, abdômen e genitais. A depender de cada caso são pedidos exames como, por exemplo, a coleta do Papanicolau, que tem por objetivo maior a prevenção de câncer e ou doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, ultrassom para visualização dos órgãos pélvicos e abdominais, assim como mamografia e ultrassom das mamas, entre outros.
É recomendado fazer o primeiro exame ginecológico a partir do início da vida sexual ativa ou do começo da menstruação. O ideal é que sejam feitos exames preventivos todos os anos, independentemente da idade da mulher. Geralmente é indolor, simples e rápido.
Portanto, além desses motivos, a mulher deve procurar o profissional de ginecologia diante de qualquer sintoma incomum. Por exemplo, se os sintomas da TPM se tornarem intensos a ponto de atrapalharem a rotina da paciente; ciclo menstrual irregular, sejam alterações constantes ou pontuais; e corrimentos, sobretudo se acompanhados de mal cheiro e coceira.