Nutrologia infantil

A alimentação é um fator essencial para ter uma vida equilibrada e saudável. Principalmente na infância e na adolescência, o corpo precisa de fontes de nutrientes e vitaminas para um desenvolvimento adequado. Para auxiliar nessa escolha alimentar é fundamental o acompanhamento de um nutrólogo.

O que é nutrologia infantil?

Nutrologia é a especialidade que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios provocados pela ingestão de nutrientes. O conhecimento desse profissional avalia as necessidades orgânicas da criança, com o objetivo de manter sua saúde e reduzir os riscos de doenças.

Desde a gestação, a alimentação é um fator determinante no desenvolvimento humano. Durante a infância, inserir alimentos com boas fontes nutricionais e oferecer os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo resulta em uma vida adulta mais saudável.

Portanto, o nutrólogo pediatra é responsável não só por acompanhar e identificar se a alimentação está adequada, mas também por investigar se os alimentos estão sendo bem absorvidos, se não há carência ou excesso de determinadas substâncias.

Benefícios do acompanhamento nutricional

Acompanhar o estado nutricional do paciente permite que o nutrólogo atue no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Dessa forma, contribui para uma vida mais longa e com mais qualidade.

A atuação do nutrólogo na infância envolve:

Aleitamento materno;
Alimentação do lactente;
Alimentação de crianças e adolescentes;
Crianças com baixa estatura;
Crianças que não comem adequadamente;
Prevenção e tratamento de sobrepeso e obesidade;
Prevenção e tratamento de desnutrição;
Síndrome do intestino curto;
Erros natos do metabolismo;
Anemias carenciais;
Deficiências de vitaminas e sais minerais;
Doenças comprometedoras do estado geral. Por exemplo, fibrose cística, doença celíaca, neurológicas, cardíacas, HIV e síndromes genéticas;
Vegetarianismo.

Por meio de orientações, pesquisas e diagnósticos, cabe ao nutrólogo fazer o acompanhamento multidisciplinar para a correção de peso, recuperação de estados anêmicos, melhora da qualidade de vida e fortalecimento imunológico. Portanto, a prescrição de dietas e cardápios é feita apenas pelo profissional de nutrição habilitado.