Cuidar da saúde íntima é um dos principais passos para a prevenção de doenças graves comuns dessa região do corpo. Quando o diagnóstico é precoce, a chance de sucesso nos tratamentos é muito maior.
Existem exames básicos, normalmente pedidos nas consultas periódicas ginecológicas, que permitem detectar possíveis alterações no aparelho reprodutor feminino. Os principais pedidos nas consultas de rotina são a Mamografia, em mulheres acima de 40 anos, e o Papanicolau.
O exame Papanicolau identifica doenças como alterações microscópicas no colo do útero causadas pelo vírus HPV. Uma espátula especial é usada para coletar material do colo uterino da mulher, analisado depois em laboratório.
O Ultrassom das mamas permite identificar possíveis cistos, nódulos ou outras alterações nas mamas.
A colposcopia e a vulvoscopia são exames que complementam o Papanicolau quando necessário. São feitos pela visualização ampliada do órgão genital por meio de um aparelho semelhante ao microscópio.
Cuide da sua saúde e visite o ginecologista regularmente. Temos os melhores profissionais da área, entre em contato e agende a sua consulta.