fbpx

Pílula do Dia Seguinte: Emergencial, não preventivo.

Facebook

O contraceptivo de emergência, também conhecido popularmente como pílula do dia seguinte, tem como principal objetivo bloquear a ovulação e com isso dificultar a incidência de gravidez.

A pílula do dia seguinte é um comprimido de dose altíssima de progesterona (hormônio feminino), que age diretamente na ovulação e no ambiente uterino para impedir que a fertilização ocorra. Esse é um método de emergência: não pode, de maneira nenhuma, ser utilizado rotineiramente.

Quando há a ingestão dessa quantidade tão grande de hormônios, o corpo da mulher pode passar por efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas, diarreia, vômito e alterar o fluxo hormonal da mulher, provocando sangramento, a pílula do dia seguinte é responsável por alterações metabólicas que influenciam, inclusive, no sistema cardiovascular. Seu uso frequente também está associado a maior risco de infertilidade.

Mulheres ativas devem procurar a orientação profissional do ginecologista e passar por avaliação completa para que seja definido qual a melhor forma de proteção para seu caso. O uso de fármacos sem acompanhamento médico nunca é recomendado.

Coloque sua segurança e saúde sempre em primeiro lugar. Entre em contato com a equipe da Clínica Ser Mulher e agende sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *