A forma natural de reprodução humana é através da relação entre homem e mulher. Porém, muitos casais encontram dificuldades para constituir uma família dessa forma, e precisam recorrer à reprodução assistida.
Um casal tem, por mês, 20% de chances de engravidar naturalmente. Dessa forma, é recomendado que tentem, pelo menos, durante 12 meses e intensifiquem as relações sexuais três dias antes e três dias após a ovulação.
Se o casal não conseguiu atingir o objetivo da gravidez após o período de 12 meses ou um ainda maior, pode existir um quadro de infertilidade.
Esses problemas não eliminam a possibilidade de uma reprodução assistida. Portanto, primeiramente, é preciso investigar a causa da infertilidade. A partir dessa informação o médico pode determinar qual método é o mais indicado para as necessidades do paciente.
Esses métodos são divididos, no geral, em duas grandes categorias: os de baixa complexidade e os de alta complexidade. Entre os de baixa complexidade incluem-se o coito programado e a inseminação intrauterina.
Entre os de alta complexidade, incluem-se as técnicas de fertilização in vitro (FIV) clássica e de FIV com injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI).
No caso de dificuldades para engravidar, procure um especialista em reprodução assistida para avaliar o motivo e a solução mais adequada.
A Clínica Ser Mulher possui profissionais competentes para analisar cada caso, chegar a um diagnóstico preciso e oferecer a melhor solução, além de responder todas as dúvidas que os pacientes possam ter sobre a reprodução assistida e problemas de infertilidade. Agende uma consulta!