A infecção pelo HPV, ou Papilomavirus Humano, é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, e sua importância está na relação desse vírus com o câncer de colo do útero ou de vagina. Sabemos que apenas ouvir a palavra DST assusta muito, mas na maioria das vezes as pessoas não entendem como realmente funcionam.
No caso do HPV, estamos falando de um vírus que atinge homens e mulheres e infecta pele e mucosa genital através do ato sexual. O HPV é subdividido em vários tipos, designados por números, sendo que alguns, como o 16 e o 18, tem maior potencial oncogênico, ou seja, maior capacidade de gerar câncer, enquanto outros estão mais associados com o desenvolvimento de verrugas genitais. Independente do tipo do vírus, cerca de 90% dessas infecções desaparecem naturalmente, sem necessidade de nenhum tipo de intervenção. Ou seja, ter contato com o vírus não significa que a pessoa vai desenvolver câncer.
O tratamento do HPV depende do tipo e do grau da lesão, devendo ser individualizado. Em casos de verrugas ou lesão de baixo grau, podem ser usados cremes imunomoduladores, aplicação de Ácido Tricloroacético ou laserterapia. Em lesões de alto grau, pode ser necessário uma pequena cirurgia.
A prevenção primária do HPV pode ser feita por meio da vacinação, que está disponível no SUS para meninas de 9 a 13 anos, mas pode ser recomendado nas demais faixas etárias da mulher, a depender do caso.
A camisinha limita o contato pele com pele e pele com mucosa, e dessa forma, também é uma boa aliada na prevenção primária do HPV.
Realizar os exames de rotina com o seu ginecologista ou urologista possibilita detectar a doença precocemente, evitando o seu progresso e futuras complicações, sendo uma das principais ações no combate ao câncer de colo do útero e suas lesões precursoras. Assim, a principal lição que fica é: cuide-se!
Esse não é um tema que todas as pessoas conseguem falar abertamente. É importante encontrar uma profissional qualificada, que te deixe a vontade para tirar todas as suas dúvidas e indique o melhor tratamento. A Clínica Ser Mulher está pronta para te ajudar! Agende uma consulta!
1 Comentário
I really appreciate this post. I have been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thank you again! Margalit Huntlee Lovett