fbpx

A importância do contato pele a pele

Facebook

Sabe aquele velho clichê: “a natureza sabe o que faz?” Algumas vezes, isso é uma grande verdade. No caso do contato imediato entre mãe e criança logo após o nascimento, essa verdade pode ser determinante para o bem-estar e até mesmo para a saúde. Tanto da criança quanto da mãe. E não estamos falando do bebê envolto em panos ou cobertas – falamos do contato pele-a-pele. O primeiro toque é um dos mais importantes.

E esse clichê não é apenas senso comum. Ele é embasado pela medicina. Inúmeros estudos apontam que o primeiro contato ainda na sala de parto faz com que os corpos de mãe e criança imediatamente respondam de forma benéfica um ao outro.

A partir do momento em que estão tocando um ao outro, existe mais do que o estabelecimento de um vínculo afetivo – biologia e fisiologia entram em ação para garantir o início do processo de recuperação da mãe e o início do desenvolvimento do bebê.

Desde a regulação da temperatura, onde o próprio calor da mãe já cuida para que o bebê não seja exposto ao frio, até a liberação de hormônios em ambos os corpos, diminuindo o estresse do parto, o contato pele-a-pele entre mãe e bebê é a receia perfeita da natureza para tornar o nascimento digno da alcunha de “milagre da vida”.

Tenha a certeza de que o seu parto seja realmente humanizado. A Clínica Ser Mulher está à sua disposição, com uma equipe multidisciplinar e infraestrutura única. Entre em contato e agende sua consulta.

4 Comentários

  1. erotik disse:

    You have made some decent points there. I looked on the internet to learn more about the issue and found most people will go along with your views on this site. Laural Charley Gault

  2. erotik disse:

    I have read so many content about the blogger lovers however this article is truly a fastidious post, keep it up.| Dodie Wainwright Lindgren

  3. torrent disse:

    Awesome post. I am a regular visitor of your website and appreciate you taking the time to maintain the excellent site. I will be a regular visitor for a long time. Jere Thurstan Zoila

  4. yabanci disse:

    Thanks again for the blog article. Really looking forward to read more. Really Cool. Berni Thedric Tamsky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *