fbpx

Dificuldades na amamentação

Facebook

Estamos em plena Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece todos os anos na primeira semana de agosto (de 01 a 08/08), abrindo o “AGOSTO DOURADO”, um mês inteiro dedicado a ações de incentivo e promoção à amamentação.

Com isso, pretende-se aumentar as taxas de aleitamento materno no Brasil e no mundo, já que a porcentagem de mulheres que abandonam o aleitamento materno antes do recomendado pela OMS é extremamente alta. Entre as causas de desmame precoce, ganham destaque as dificuldades para amamentar, principalmente no que diz respeito à dor e à exaustão.

As dificuldades na hora da amamentação são sempre desgastantes. No entanto, as mamães podem se tranquilizar; amamentar é um processo de aprendizagem entre mulher e bebê e é muito comum sentir dor ou desconforto nos primeiros momentos.

Quando a mãe sente dor na hora da amamentação, não é incomum que seja feita uma associação entre esse momento a algo desagradável. Isso leva a um aumento do estresse e da ansiedade, podendo piorar ainda mais a sensação dolorosa. Nesse sentido, é de extrema importância que haja abertura e confiança entre mulher e médico: quando o profissional ouve suas dúvidas e preocupações, ele pode prover o melhor tipo de orientação.

Devemos lembrar que é normal sentir culpa e frustração nos momentos de dificuldade. Por isso, o apoio da família e dos profissionais que acompanham mãe e bebê tem tanto valor. A Clínica Ser Mulher está à sua disposição, com um atendimento humanizado, uma equipe multidisciplinar e infraestrutura única. Entre em contato e agende sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *