Em uma gravidez normal, o período em que a criança nasce pode variar entre 37 e 42 semanas. Quando o nascimento acontece antes das 37 semanas, o bebê é considerado prematuro. Segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, mais de 12% dos nascimentos no Brasil são prematuros.
Bebês prematuros têm maior risco de desenvolver infecções, dificuldades respiratórias e hipoglicemia. Além disso, não estão neurologicamente prontos para sugar e tendem a perder temperatura com mais facilidade. O grau dessas dificuldades, bem como os cuidados necessários, vão depender da idade gestacional e das condições de nascimento. De uma forma geral, bebês prematuros tendem a ficar internados até que possíveis complicações sejam resolvidas, até atingirem peso adequado e aprenderem a mamar.
O prematuro também costuma dormir mais e interagir menos com os pais no começo. Isso é normal. A amamentação pode ser mais trabalhosa e muitas vezes necessita do auxílio de profissionais e técnicas complementares, como a translactação e o auxílio de copos.
É importante ressaltar que os prematuros precisam de uma atenção maior devido ao risco de complicações. E além disso, a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor deve ser corrigida de acordo com a idade gestacional de nascimento. Assim, visitas mais frequentes ao pediatra provavelmente serão necessárias.
A Clínica Ser Mulher entende o que a família está passando, e através de um atendimento individualizado busca auxiliar em todos os passos para o crescimento saudável do bebê. Agende uma consulta!